ESQUISTOSSOMOSE - Sintomas, Momento E Tratamento

Remédio Para Ereção?

A esquistossomose, assim como conhecida como barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada por parasitas do gênero Schistosoma. Existem seis espécies de Schistosoma, a saber: S. mansoni, S. hematobium, S. intercalatum, S. japonicum, S. malayensis e S. mekongi. Nesse texto vamos nos ater somente ao Schistosoma mansoni (S. mansoni), porque das 6 espécies esta é a única presente no continente americano. Fato pra trabalhos escolares: o verme responsável pela esquistossomose no Brasil é o Schistosoma mansoni, um helminto pertencente à classe dos Trematoda, família Schistosomatidae e gênero Schistosoma.

Advertisement

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que em torno de 200 milhões de pessoas em toda gente estejam infectadas pelo Schistosoma mansoni, que é achado em cinquenta e quatro países da África, Ásia e América do Sul. Nas Américas, registra-se área endêmica pela Venezuela, nas ilhas do Caribe e no Brasil. No Brasil, estima-se que aproximadamente 25 milhões de pessoas perante risco de contrair a doença e que até seis milhões neste instante se descobrem infectadas.

A esquistossomose é endêmica nos Estados de Alagoas, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rio Vasto do Norte, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo e Minas Gerais. No resto do nação a transmissão é pequena, não atingindo grandes áreas. O S. masoni é um parasita que expõe um hospedeiro intermediário: o caramujo, e um hospedeiro definitivo: o ser humano. Vamos dar início a descrição do ciclo com o modelo de um humano contaminado.

Advertisement

O S.mansoni adulto vive nas veias mesentéricas, as Procura Por Aborto Caseiro Pela Internet Dobrou Na última Década , rico em alimentos digeridos, e levá-lo para o fígado. Esta informação é interessante para entender os sintomas da esquistossomose explicados mais à frente. Tratamento Da água Com Ozônio hospedado nestas veias, o S.mansoni produz milhares de ovos que conseguem atravessar as paredes dos vasos sanguíneos em direção aos intestinos, sendo, por isso, eliminados nas fezes. A partir desse ponto, duas condições se executam necessárias pra continuação do passo.

A primeira é o contato dos ovos com a água, que é deste momento que eles eclodem, liberando o teu embrião, que recebe o nome de miracídio. A segunda condição é a presença do caramujo do gênero Biomphalaria nas águas contaminadas, pois que só dentro deles é que os miracídios são capazes de aparecer à forma de larva. Solução Natural Pra Nariz Entupido locais mais perigosos para a transmissão da esquistossomose são lagos e represas que recebem esgoto não tratado e que abrigam caramujos. Além do despejo de esgoto, se pessoas contaminadas evacuarem próximo às margens do lago, bem como há risco de contaminação da água.

Advertisement
  • Um maçã
  • Batimento fora do ritmo
  • Desconforto abdominal
  • O óleo de rícino
  • Não há nada de que se envergonhar

Após invadirem o caramujo, os miracídios se multiplicam e em três a seis semanas se transformam na larva infectante, chamada de cercária. Uma vez construídas, as cercárias abandonam o caramujo e sobrevivem por até 48h à procura do hospedeiro definitivo (homem). Os caramujos infectados eliminam cercárias por toda a existência, que é aproximadamente de um ano.

Advertisement

O horário no qual as cercárias são vistas em maior quantidade na água e com superior atividade é entre 10 e 16h, no momento em que a claridade solar e o calor são mais intensos. As primeiras horas pela água são o momento no qual as cercárias estão mais infectantes. Ao encontrar um ser humano, as cercárias podem penetrar profundamente a pele até encontrarem um vaso sanguíneo. Pés e pernas são os pontos mais frequentemente invadidos. A cercária é capaz de penetrar pele sã.

Não é necessário existir feridas pra que a larva consiga invadir o corpo humano. Além do contato direto com a pele, o ingestão de água contaminada com cercárias assim como é uma avenida de contaminação pelo S. mansoni. Estas duas são as únicas vias de contaminação do homem. O contato direto com fezes contaminadas não é apto de transportar a esquistossomose.

Advertisement

O ovo precisa da água pra dispensar o miracídio, que por sua vez precisa do caramujo para se transformar na larva infectante. Após penetrar a pele e descobrir sangue, a larva viaja pelas veias, passa pelo coração, atinge os pulmões e afinal de contas, chega ao fígado. Durante essa viagem, que dura numerosos dias, as cercárias sofrem nova transformação, sendo neste instante chamadas de esquistossômulos.

No fígado os esquistossômulos finalmente atingem a maturidade, sendo neste momento as maneiras adultas machos e fêmeas capazes de se acasalarem. Após o acasalamento, macho e fêmea migram para as veias mesentéricas onde serão depositados os ovos, reiniciando todo o tempo descrito. A ilustração abaixo resume o tempo da esquistossomose. O ser humano infectado pelo S. mansoni começa a diminuir ovos a partir de cinco semanas depois da infecção.

Share This Story

Get our newsletter